O que é presença digital?

Como sua empresa se posiciona online e usa os diferentes canais digitais para transmitir autoridade, confiança, manter um relacionamento próximo com seu público e vender mais?

Se você não sabe responder essa pergunta, certamente não está desenvolvendo a presença digital do seu negócio. Saiba que apenas estar online, com um site empresarial e perfis nas redes sociais, por exemplo, não significa que seu empreendimento tem uma presença online impactante.

Por que é importante ter uma presença digital?

Atualmente, não estar online e deixar de trabalhar a presença digital da empresa podem acabar com seu negócio. Isso mesmo! Você perde inúmeras oportunidades ao não dar a devida importância às ações online.

Isso acontece porque o comportamento de compra do consumidor mudou:  a internet passou a ser o canal em que o consumidor descobre novidades. Antes de realizar uma compra, ele realiza uma série de pesquisas online em busca de informações para encontrar a solução ideal para a sua necessidade, problema ou desejo.

  • grande parte de seus potenciais e atuais clientes certamente já estão online;
  • você dá um passo à frente da concorrência e aumenta a visibilidade da empresa;
  • a credibilidade do negócio aumenta;
  • a empresa estreita o relacionamento com o público.

O que fazer para estabelecer a presença digital do seu negócio?

Agora que você já sabe o que é presença digital e porque essa estratégia é crucial para a sua empresa, veja o que fazer para estabelecer uma presença online forte.

Olhe para o DNA do seu negócio

Nesta primeira etapa, olhe para dentro da empresa, reflita sobre o seu DNA e pergunte-se:

  • Por que você faz o que faz?
  • Qual é o propósito do seu negócio?
  • Como você faz isso?
  • O que você oferece aos clientes?

Ao responder essas perguntas, não se concentre nos seus produtos. Lembre-se também dos benefícios que ele gera. Vamos ver um exemplo para facilitar?

Se você é um dentista, oferece muito mais do que tratamentos odontológicos para eliminar cáries ou clarear os dentes. Você oferece maior qualidade de vida e aumento da autoestima. Com a saúde bucal em dia e um belo sorriso, seu paciente se sente mais confiante e tem muito mais saúde para viver melhor.

Percebe como responder essas perguntas é fundamental? Elas vão guiar o modo como você vai se comunicar com o seu público e ajudar a planejar sua presença online.

Conheça os pilares da presença digital

O segundo passo é conhecer os pilares de uma boa estratégia de presença digital. Confira quais são eles:

Posicionamento

O Modo como sua empresa se posiciona no mercado. Idealmente, o posicionamento deve ser definido lá atrás, no planejamento de Marketing. Aqui, pense em como você deseja que seu negócio seja reconhecido na internet. Sua marca pode ser associada aos atributos da sua solução, aos benefícios gerados ou às crenças e valores.

Conteúdo

Você provavelmente já ouviu dizer que o conteúdo é rei. E isso é verdade! Conteúdos relevantes e úteis são fundamentais para estabelecer uma presença digital forte. Lembre-se de que o consumidor busca informações online antes de realizar compras.

Relacionamento

O relacionamento com o cliente deve ser vantajoso para ambas as partes. Na presença digital, sua importância é ainda mais reforçada devido a facilidade de viralização de informações.

As redes sociais, por exemplo, viraram um canal de comunicação direta com o consumidor: é possível falar rapidamente com atuais e potenciais clientes. O mesmo vale para os consumidores que podem, em um piscar de olhos, fazer comentários e avaliações negativas, assim como relatar situações desagradáveis que vivenciaram com uma empresa.

Monitoramento

O monitoramento e análise de dados gerados nos seus canais online são essenciais para a construção de uma presença digital forte. Essas atividades possibilitam verificar o que está dando certo ou errado, assim como conhecer mais o público e realizar ações baseadas no comportamento de seus visitantes.

Conhecendo esses pilares, você vai poder adotar estratégias para executar cada um deles e desenvolver seus canais online.

Defina e desenvolva os canais online

Agora é hora de definir e desenvolver os canais que você vai usar para trabalhar a presença digital da sua empresa. Confira alguns deles:

  • Site empresarial;
  • Blog corporativo;
  • Redes sociais;
  • Busca orgânica;
  • E-mail
  • Mídia paga
  • Não se esqueça de consultar a persona do seu negócio para decidir quais são os canais mais adequados. Por exemplo, não adianta investir no Twitter se o seu público-alvo utiliza apenas o Facebook, concorda?

Adote estratégias para desenvolver a presença digital

Além dos canais, é preciso adotar estratégias que permitem trabalhar os pilares da presença digital.

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, por exemplo, são estratégias excelentes para serem adotadas, pois englobam todos os pilares e diversos canais online. Dentre os muitos benefícios, podemos citar:

  • comunicação adequada ao novo perfil do consumidor;
  • construção da autoridade da empresa;
  • facilidade para atrair o público desejado;
  • relacionamento próximo com o público;
  • mensuração e otimização das ações realizadas.

Mantenha a consistência das ações

Por fim, não esqueça de manter a consistência. Isso é crucial para o desenvolvimento de uma presença digital forte.

Se você decidiu adotar o Inbound Marketing, por exemplo, deve manter uma regularidade nas suas ações. Isto é, deve publicar conteúdos de acordo com o seu calendário editorial, enviar e-mails para a sua base de contatos regularmente, disponibilizar conteúdos ricos, etc.

Não inicie as ações e desista delas pouco tempo depois. Lembre-se de que a presença digital é uma estratégia que gera resultados de médio a longo prazo. Ela é construída com o passar do tempo e exige consistência na realização das atividades.

Pronto para potencializar sua presença digital?

Se você deseja automatizar suas ações de marketing digital, gerando um número maior de leads e fazendo crescer mais suas vendas, clique no link abaixo e conheça a plataforma que eu uso para fazer estes trabalhos.

http://bit.ly/2ELnbJQ

Espero ter ajudado com estas informações.

Fonte: Jobcontent

 adaptado por Val Mesquita