E-mail Marketing: as 8 melhores ferramentas para enviar e-mail

Se tem uma coisa poderosa (e barata) no marketing digital, é o envio inteligente de e-mail marketing. E se for associado com uma estratégia de Inbound Marketing, então… melhor ainda!

Felizmente, as empresas estão cada vez mais cientes de que o e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima em suas estratégias. E quando se trata de um negócio de pequeno ou médio porte, uma ferramenta para enviar e-mail marketing grátis (ou mesmo paga) já resolve a maior parte dos problemas.

Como associar uma ferramenta de e-mail marketing com uma estratégia de Inbound Marketing?

Usar uma ferramenta de e-mail marketing grátis ou paga deve fazer parte de uma estratégia maior, cabendo muito bem na técnica de Inbound Marketing.

Afinal, o envio de e-mails não deve servir apenas para lembrar a audiência da existência da sua marca, mas para construir um relacionamento efetivo e nutrir os leads por meio de um conteúdo adequado a cada estágio do funil de vendas.

Uma campanha de e-mail, portanto, é uma ferramenta poderosa de nutrição de leads. Da atração à consolidação do negócio, é possível atiçar cada vez mais a curiosidade do lead, levando-o a seguir em frente na jornada de compras.

É possível utilizar ferramentas de e-mail marketing gratuitas para executar as seguintes tarefas no Inbound Marketing:

  • Enviar newsletters;
  • Enviar promoções para público que está no meio ou fundo do funil;
  • Enviar e-mails de relacionamento, como mensagens de aniversário;
  • Enviar conteúdo em geral para que o lead aprenda mais sobre o problema que tem e a solução oferecida por sua empresa.

Mas, para isso, é importante ter uma ferramenta de e-mail marketing grátis ou paga que ofereça todo o suporte para uma campanha efetiva.

Quando você usa um serviço de e-mail marketing, as chances de isso acontecer diminuem bastante. As tecnologias desses softwares (e as boas práticas que eles indicam) tentam ao máximo escapar dessa proteção dos provedores de e-mail, para que os e-mails marketing (mesmo os gratuitos) cheguem aos destinatários com sucesso.

Mesmo assim, profissionais experientes em marketing digital sabem que a melhor forma de garantir que um e-mail marketing não vá para o spam, é pedindo que o cliente inclua o e-mail do remetente em sua lista de contatos (mesmo que o cliente tenha cadastrado o e-mail para receber algum tipo de conteúdo em algum momento).

O e-mail marketing também é uma maneira de fidelizar o seu cliente e fortalecer a relação com ele. Mas já faz algum tempo que e-mails genéricos começaram a perder a força. O que fazer então? Personalizar.

Por que usar uma ferramenta de e-mail marketing grátis para distribuir o mesmo e-mail para uma lista inteira de contatos, quando você pode adequar (nem que seja um pouco) o seu conteúdo ao seu cliente? No Inbound Marketing, essa é uma forma efetiva de atingir o público, já que cada visitante ou consumidor possui uma demanda e um problema a ser resolvido.

O e-mail marketing é, portanto, uma ótima estratégia para nutrição de leads e alavancagem do seu funil de vendas.

Isso pode ser feito desde a inclusão do nome dele no corpo do e-mail até o envio de um e-mail de feliz aniversário. Pode ser também uma promoção exclusiva, uma condição especial ou um mix de produtos pelos quais ele se interesse.

O cliente quer ser único, seja ousado! Nem todas as ferramentas de e-mail marketing grátis vão te oferecer os recursos mais avançados, mas você pode fazer o que for possível. Se achar necessário, opte por uma ferramenta paga, que indicaremos lá na frente.

Rastreie os seus e-mails marketing!

Outro grande diferencial das ferramentas de e-mail marketing grátis ou pagas é que elas permitem o acompanhamento (e análise) dos resultados de envio.

Quando você envia diversos e-mails de uma conta única, é muito difícil saber quantas pessoas abriram ou clicaram no seu e-mail. Então não dá para ter uma noção do quanto a sua comunicação está sendo eficiente.

As ferramentas de e-mail marketing grátis e pagas mais famosas no mercado, produzem algum tipo de relatório com as estatísticas de cada disparo de e-mail, o que permite que você analise quais “assuntos” geraram maior taxa de abertura, quais calls-to-action geraram mais cliques e se o volume de e-mails enviados agrada a sua audiência. Tudo isso te ajudará a planejar melhor no futuro.

Se você vai lidar com uma quantidade não muito grande de e-mails (ou destinatários), essas ferramentas (gratuitas ou pagas) de e-mail marketing com certeza serão úteis para você. Confira abaixo:

Ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

E-mail Marketing Grátis: 8 ferramentas para enviar e-mail marketing (Marketing Digital)

1 – Benchmark Email

O Benchmark Email é uma plataforma que tem muitas funcionalidades bacanas. Com até 2 mil contatos você pode enviar até 14.000 e-mails marketing grátis por mês.

Com o plano gratuito você terá direito a templates profissionais totalmente personalizáveis, ferramenta para criação de formulários e enquetes (para inserção no site e no email), gestão e segmentação da base de dados, respostas automáticas, relatórios dos envios (envio, aberturas, cliques, etc), testes A/B, e integração com mais de 300 aplicativos e plugins.

O Benchmark Email também está todo em português.

2 – Sendinblue

O Sendinblue também é uma ferramenta usada por algumas grandes marcas como Michelin, BMW, e Asics. A assinatura permite o envio de até 9.000 e-mails marketing grátis por mês, sem um limite de contatos por conta.

Estão inclusos: uma biblioteca de modelos de e-mail, personalização de e-mail marketing, resposta automática, gestão avançada da base de dados, criação de formulários personalizados, estatísticas de envio, abertura, etc., integrações com APIs e plugins (WordPress, Magento e Pretashop), e assistência por email.

O Sendinblue também funciona e possui suporte em português (BR).

3 – Enviou

O Enviou é uma plataforma de e-mail marketing grátis criada especificamente para e-commerces. Ela possui um plano de pagamento diferenciado, por comissão de vendas (5% CPA), ou seja, você só paga se o e-mail marketing der resultado. Caso prefira, também existe a opção de comprar plano por crédito (o gratuito oferece 1.000 créditos na conta).

Recursos: criador de newsletters integradas com os produtos da loja, recuperação de carrinhos abandonados, segmentação comportamental, relatórios de envio (e de conversão), e importação automática dos clientes que compraram na loja.

Você pode entrar em contato com o Enviou através de telefone, Whatsapp, Skype ou email. Acessível, não é?

4 – Mailchimp

O Mailchimp é a ferramenta de envio de e-mail marketing mais utilizada entre os profissionais de marketing. Ela é muito fácil de usar e tem uma excelente taxa de entrega. O envio de e-mail marketing grátis é para contas com até 2 mil contatos cadastrados e permite o disparo de 12.000 e-mails por mês.

Além de ser simples e intuitivo você poderá: Personalizar facilmente os e-mails e templates, ter acesso à templates profissionais gratuitos, relatórios de envio (entrega, abertura, cliques, etc), gestão e segmentação da base de contatos (básico e avançado), integração com diversos serviços e aplicativos (WordPress, Magento, twitter, Facebook, Shopify, etc), criação de formulários customizados, e testes A/B.

Tanto a plataforma quanto o suporte são em inglês, mas para o que precisar a equipe de suporte responde rapidamente por e-mail ou por chat.

5 – Mad Mimi

A Mad Mimi é uma plataforma americana para e-mails marketing “simples e charmosos”. A má notícia é que a conta gratuita permite apenas 100 contatos cadastrados – o que não te impede de experimentar caso você tenha uma base de dados pequena.

Alguns recursos disponíveis são: gerenciamento e segmentação de listas de contatos, criação de formulários personalizados, envio de e-mails programados, relatório do envio (aberturas, cliques, etc), acompanhamento das atividades do contato, integração com Facebook, Google Analytics, SurveyMonkey, etc.

Ferramentas pagas e completas

Mesmo que as ferramentas gratuitas ou de baixo custo ofereçam um bom suporte para a criação de uma estratégia de Inbound Marketing, com o tempo, você provavelmente sentirá a necessidade de profissionalizar o seu negócio.

Isso pode ser alcançado por meio de duas mudanças em sua estratégia — com a adoção de ferramentas pagas de e-mail marketing, mais completas e profissionais, e com a mobilização de uma equipe ou agência especializada em Marketing.

Conheça algumas dessas ferramentas.

6 – RD Station

O RD Station é uma das ferramentas de marketing digital mais completas da atualidade. E como tal, oferece suporte para a criação de ótimas campanhas de e-mail marketing.

Com a ferramenta, você sabe exatamente como cada cliente reage ao contato com a empresa. Com isso, a marca consegue realizar determinada ação no momento certo, personalizando todo o fluxo de nutrição.

No RD Station, é possível fazer testes A-B facilmente, ganhar destaque na caixa de e-mail dos contatos, tem acesso a inúmeras possibilidades de segmentação, além de adquirir um relatório completo para avaliar o impacto da estratégia.

 7 – Infusionsoft

O Infusionsoft é uma ferramenta com inúmeras funcionalidades, principalmente de vendas, mas que se destaca também por seu mecanismo de e-mail marketing.

O Infusionsoft pode não ser a ferramenta mais barata que você encontrará nessa lista, mas possui um ótimo custo-benefício para negócios que precisam integrar suas campanhas de marketing às vendas. Ela é ainda mais bem aproveitada quando a empresa conta com uma agência ou experiente profissionais de marketing digital.

8 – Workflows

A automação de e-mail marketing de uma das maiores empresas de Inbound Marketing do mundo, a Hubspot, é chamada de Workflows. A funcionalidade chama atenção pelas inúmeras possibilidades de gerenciamento que oferta, além do visual limpo e intuitivo.

A ferramenta é uma das que possui melhores taxas de entrega de e-mail o que, como vimos, é fundamental em uma estratégia de Inbound Marketing.

Diante de todas essas ferramentas, só você poderá dizer qual a melhor para o envio de e-mail marketing. Tome um tempo para dar uma boa olhada nos recursos e nas limitações de cada uma delas e escolha a que melhor atender às suas necessidades.

Caso você conheça alguma outra ferramenta para e-mail marketing grátis ou paga que não está nessa lista, compartilhe a informação! Comente para que outras pessoas também saibam.

Fonte: Intermídias

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *