Audience-Insights

Audience Insights: conheça melhor o seu público do Facebook

Quem investe em anúncios no Facebook sabe que a estratégia mais eficiente é segmentar a campanha para selecionar o público certo, que realmente vai aumentar a conversão. E, para dar aquela forcinha na hora da segmentação existe uma ferramenta incrível: o Audience Insights.

Essa ferramenta fornece informações estratégicas do público-alvo como dados demográficos, frequência de acesso e até suas principais preferências na rede. Insights valiosos para aperfeiçoar as estratégias de marketing na rede.

Neste post, vamos mostrar como funciona o Audience Insights e como utilizá-lo no marketing digital.

O que é e como funciona o Audience Insights?

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta do próprio Facebook. Sua principal função é mostrar a fundo as preferências do público de cada página para que as marcas possam conhecer melhor seus seguidores.

As informações apresentadas são baseadas em um banco de dados gigantesco e preciso da própria plataforma. A análise desses dados ajuda a entender o comportamento de compra dos usuários.

Já imaginou ficar sabendo, com antecedência, qual pessoa está mais propensa a comprar um produto ou a baixar um e-book? E, melhor ainda descobrir onde ela mora, do que ela gosta e quais são suas Fan Pages preferidas?

Parece um sonho? Mas não é! Veja exatamente as informações que o Audience Insights oferece:

Idade e gênero;

Estado civil e nível educacional;

Cargos e localização;

Frequência de acesso ao Facebook e tipos de dispositivos;

Principais preferências de páginas.

Ter acesso a esse tipo de informação é essencial para criar um grupo de mídia certeiro e fazer um anúncio que realmente converte. Além disso, é um baita instrumento para conhecer melhor o público e estreitar relacionamento com a marca.

Como utilizar o Facebook Audience Insights?

Para começar a usar essa ferramenta, o 1º passo é entrar no site oficial. Ele é intuitivo e fácil de navegar. Feito isso, clique no botão “Acesse o Audience Insights”.

Depois de clicar nessa opção, você será direcionado para a ferramenta. Antes, de começar a estudar os resultados e ter Insights, escolha qual conta de anúncios você quer ter acesso. Para isso, selecione a opção desejada na parte superior da tela.

A ferramenta também irá fornecer opções para sua escolha. Você consegue optar por se quer ter acesso aos dados do público da sua página ou de todo Facebook. Na, sequência, abrirá um pop-up com essas alternativas.

Você também consegue selecionar o perfil específico do público que quer ter acesso. O objetivo dessa escolha é filtrar o público e visualizar os dados que mais tiver interesse. Toda essa seleção de informações é feita na lateral esquerda da página. Veja só como é simples:

Assim que você incluir seu público de interesse, o Audience Insights já trará os resultados e dados. Aproveite para estudar cada uma das informações fornecidas na ferramenta.

Com o auxílio do Audience Insights, você terá acesso a muitas informações. Elas são organizadas em 4 categorias diferentes. São elas:

Dados Demográficos;

Curtidas na Página;

Localização;

Atividade.

Nos Dados Demográficos, é possível visualizar as informações principais do público, como gênero, idade, nível educacional, status de relacionamento, cargos profissionais e muito mais.

Já na aba Curtidas na Página, você consegue ver quais categorias o público mais tem afinidade nessa rede social. Também é possível visualizar quais páginas essas pessoas curtem e têm interesse.

Na aba Localização, é possível conferir as principais cidades, países e idiomas do público selecionado. Esse tipo de dado pode ser crucial para uma campanha que exija mídia com geolocalização.

Por fim, em Atividade é possível saber com que frequência essas pessoas curtem páginas nessa rede social, comentam, compartilham, clicam em anúncios, resgatam promoções e curtem publicações.

Você também consegue visualizar por quais dispositivos os usuários acessam o Facebook, sela pelo computador, apenas o celular ou ambos.

Caso sua audiência utilize mais o celular, é possível descobrir qual tipo de sistema é usado: Android, IOS ou outro. Esse tipo de dado é crucial na hora de montar um criativo assertivo e no formato adequado.

Outro diferencial da ferramenta é que você consegue criar um público específico e deixá-lo salvo na base para usar posteriormente. Assim, quando você criar um anúncio, poderá acessar a base e escolher dentre os públicos criados o mais indicado para campanha, economizando tempo!

E aí, o que achou do Audience Insights do Facebook?! Com esse instrumento, a marca consegue criar campanhas cada vez mais assertivas, produzir conteúdo totalmente direcionados e, consequentemente, ter melhores resultados nas redes sociais.

Aproveite essa ferramenta incrível do Facebook para planejar suas próximas campanhas.

Fonte: Mlabs

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *